Tópicos iDizimo Contato
Este fórum é dedicado a todos que participam da pastoral do Dízimo
 
O DÍZIMO NA BÍBLIA - PARTE UM
Publicado em: 20/11/2009

Introdução. O dízimo está na Bíblia de Gênese ao Apocalipse. É reconhecido como o quinto mandamento da Igreja Católica. Por isso, sem dúvida alguma, nada melhor do que entender que o dízimo é de origem Bíblica. Só podemos compreender um dízimo que tenha seu fundamento na Palavra de Deus. Assim entendido, desfazem-se duvidas sobre essa forma de doação, ou seja, a sua contribuição.
A Bíblia está cheia de referencias sobre o dizimo, as quais devidamente interpretadas nos revelam as promessas e as bênçãos que Deus deseja aos seus filhos. "Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, preparado para toda boa obra" (2Tm 3,16-17).
O que proponho. Nos textos que se seguirão (três ao todo) vou indicar cinquenta destaques bíblicos para a compreensão do dizimo presente em todos eles; entendendo-se dízimo de forma mais ampla, incluindo ofertas, doação e etc. Dividirei o trabalho em três partes para enfatizar alguns textos bíblicos - agrupados segundo a tradição bíblica -da seguinte forma: na primeira parte, destaco o Pentateuco que é o chamado "livro de Moisés".
O Pentateuco se compõe de cinco livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Aqui estão, indiscutivelmente, os melhores textos para a compreensão do dízimo na mais primitiva iniciativa dos patriarcas e, consequentemente, a melhor abordagem do dízimo. O Pentateuco cobre um período de cerca de dois mil anos de história do povo de Deus; vai desde a criação (Gênesis) até a descrição da morte de Moisés (Deuteronômio); termina-se com um grande elogio à sua ação aos olhos de todo o Israel.
Em resumo podemos pensar os principais temas e as seções correspondentes do Pentateuco que podem ser analisadas segundo o esquema seguinte: 1. Desde a criação do mundo até a genealogia de Abraão (Gn 1-11). 2. A história dos Patriarcas (Gn 12-50). 3. A saída do Egito (Êx 1-15). 4. Desde o Egito até o Sinai (Êx 16-18). 5. A revelação do Senhor no Sinai (Êx 19-Nm 10). 6. Desde o Sinai até Moabe (Nm 10-36). 7. O livro de Deuteronômio (Dt 1-34).
Destacamos a seguir alguns textos bíblicos - você poderá conferir diretamente em sua Bíblia texto por texto - referentes ao dízimo, partilha, oferta e outras variantes da seguinte forma:
1. A essência da partilha "o fundamento do dízimo" (Gn 1,1-31);
2. As ofertas de Caim e Abel (Gn 4,3-4);
3. O sacrifício, o dízimo de Noé (Gn 8,20-22);
4. O dízimo de Abrão (Gn 14,17-22);
5. O dízimo de Jacó (Gn 28,20-22; Gn 35,1-7.14-15);
6. As leis: estar em dia, ser fiel a Deus (Ex 22, 28-31);
7. O dízimo de Moisés - a décima parte (Ex 25,1-9);
8. A construção do tabernáculo (Ex 35,1-29);
9. Os dízimos são propriedades do Senhor (Lv 27,30);
10. O dízimo que passa sob o cajado do pastor "a décima parte" é do Senhor (Lv 27,31-32);
11. A lei acerca das ofertas, a décima parte (Nm 15, 1-4);
12. A doação das primícias "os primeiros frutos" (Num 15,15-21);
13. Separar o melhor para Deus - Estipêndio dos Levitas (Nm 18,25-32);
14. A Lei do Santuário Único - local da doação do dízimo (Dt 12,6-11.14);
15. O dízimo incorporado à Lei (Dt 14,22-29);
16. As primícias e o dizimo (Dt 26,12-15).
Com esses textos sobre o dízimo, podemos ter as primeiras experiências Bíblicas sobre o dizimo. O dizimo nos leva a um desafio, uma promessa e as bênçãos. Faça a experiência, diz o Senhor dos Exércitos... (Ml 3,10-12). Conhecereis a verdade, pois a verdade vos libertará (João 8,32). O dízimo é uma grande semente, para você semear Deus em seu coração. Fazer a experiência do dízimo é o que requer as Escrituras e, particularmente, é o apelo do profeta Malaquias.
Por: Pe. Jerônimo Gasques

Por: Lenira Pereira dos Santos - em: 01/02/2014
(MARMELEIRO/PA - Paróquia: Santa Rita de Cássia - Diocese: Palmas)
Acho que pagar o dizimo, é uma obrigação do ser humano, porque a igreja é a casa de Deus, e a contribuição de cada um é só um agradecimento a Deus pela graça de termos vida, saúde, paz e conforto.
Por: Agamenon Silva - em: 16/05/2012
(Manaus/AM - Paróquia: Área Missionária São Lourenço - Diocese: Arquidiocese de Manaus)
Deus é tão maravilhoso conosco que coloca em nossas mãos tudo que é seu, e nos pede apenas 10 , quando na verdade nós não temos nada. Tudo pertence a Deus.
Por: Padre José Geraldo da Silva Reis. - em: 07/06/2010
(Ipatinga/MG - Paróquia: Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Diocese: Diocese de Itabira Coronel Fabriciano)
Parabéns, Pe Jerônimo por este lindo artigo esclaredor sobre o Dízimo na Bíblia. Fantastico, esclarecedor. Deus continue iluminando o senhor e a sua vocação Presbiteral e o seu trabalho pastoral, frente ao rebanho, povo de Deus, a ti confiado. Fique com Deus e as Bêncãos da Mãe Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil.
Por: PEDRO REPA - em: 10/03/2010
(CAÇADOR/RO - Paróquia: SÃO FRANCISCO DE ASSIS - Diocese: CAÇADOR STA. CATARINA)
Eu já sou dizimista, se voce ainda não teve a
oportunidade de ser um dizimista, procure uma
parôquia e se cadastre que você vai ver a mara
vilha de ser um dizimista, a alegria de devolver
uma parte ao SR. porque tudo é dele e você pode
ra partilhar, que maravilha. ( EXPERIMENTE )

Que DEUS te Abençõe
Por: Sérgio Gayoso Monteiro da Fonseca - em: 20/02/2010
(Rio de Janeiro/RJ - Paróquia: São José e Nossa Senhora das Dores - Diocese: Rio de Janeiro RJ)
Com certeza, eu como neófito, vou me utilizar em muito deste FÓRUM. Li a parte um O DÍZIMO NA BÍBLIA, e me extasiei na leitura de todas as indicações alusivas ao tema Dízimo propostas, além, dos comentários do Padre. Confesso que não sabia de todas estas passagens. Vou ter que estudar muito se quero ser um "bom" coordenador. Amanhã detalharei, em leitura, a segunda parte. (20/02 17:35)
Por: Robysson Canavarro - em: 25/01/2010
(Belém/PA - Paróquia: Nª Sª de Nazaré do Desterro - Diocese: Belém)
Gostei muito da iniciativa do fórum, pois vai nos dar não só oportunidade de pesquisa e mais conhecimento sobre o tema dízimo, como também promover um intercâmbio entre as pastorais de todo o Brasil. Vamos participar, sim.
 
Termos de Utilização | Política de Privacidade | www.idizimo.com
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização