Tópicos iDizimo Contato
Este fórum é dedicado a todos que participam da pastoral do Dízimo
 
QUEM SEGUE A PALAVRA DE DEUS
Publicado em: 18/02/2011

Diante das dificuldades em fazer o dízimo progredir na comunidade há a necessidade de:

- Focalizar os erros entre os agentes de pastoral;
- Sanar na base os desentendimentos e incompreensões entre os agentes;
- Criar um painel de informações sobre a aplicação do dízimo na comunidade;
- Reunir, de vez em quando, os contribuintes do dízimo para a reflexão, retiro espiritual etc.
- Os agentes de pastoral devem ter um momento de reflexão que deve ser orientado com uma fórmula.

Apresentado a técnica da brainstorming. É uma técnica usada para ajudar a criar o máximo de ideias possíveis num curto período de tempo. As pessoas dão suas ideias e a medida que elas aparecem são listadas.

As ideias não devem ser criticadas. Neste momento, é mais importante a quantidade, o fluxo das ideias. O objetivo é que uma palavra ou idéia puxe a outra. As ideias devem ser escritas com as mesmas palavras utilizadas pela pessoa, não devendo ser interpretadas.

Procedimento de reunião de brainstorming Como fazer?

1º Passo: Decidir sobre um assunto.
2º Passo: Fazer com que cada participante ofereça uma idéia sobre o assunto. Os demais participantes não deverão fazer qualquer comentário.
3º Passo: Designar uma pessoa para anotar todas as ideias no papel.
4º Passo: Continuar o processo até que a equipe sinta ter esgotado suas ideias sobre o assunto.
5º Passo: Discutir e esclarecer as ideias constantes da lista.

Dando continuidade, é necessário anotar:

- Limitar o tempo para o brainstorming (15 a 20 minutos, por exemplo).
- Oferecer ideias somente quando chegar a sua vez.
- Qualquer idéia é aceita, mesmo que pareça ingênua, estranha ou semelhante a uma idéia já apresentada.
- Algumas das melhores ideias são simplesmente variações sobre o que alguém acabou de dizer. As ideias não devem ser censuradas.
- Expor as suas ideias de forma clara e resumida.
- Dizer eu passo se você não tiver uma idéia quando chegar a sua vez.
- Nunca criticar, questionar ou mesmo elogiar as ideias dos outros durante uma sessão de brainstorming.
- Procurar estimular energia, entusiasmo e oferecer ideias com humor.

O trabalho do grupo acima descrito serve de orientação para o grupo de agentes ou da comissão do dízimo.

Os agentes da pastoral do dízimo devem ter criatividade. Será ela que irá animar os grupos de reflexão. Assim a Palavra de Deus nos ensina que a maneira como Deus pode abençoar nos, a partir de nossas contribuições, é tão estranha e sobrenatural como a explosão da semente que torna frondosa e frutífera árvore. É um milagre semelhante (Caio Fábio).

Assim pode acontecer com o dizimista...
Por: Pe. Jerônimo Gasques

Por: Joao Miguel Zana - em: 10/09/2011
(Presidente Prudente/SP - Paróquia: Menino Jesus de Praga - Diocese: Presidente Prudente)
O que Deus nos pede é a fidelidade ao Pai. Deus nos dá tudo para a nossa vida: alimento, moradia, vestimenta e nos pede apenas a devolução de uma pequena parte para provar a Ele o quanto somos gratos, como fez Abraão.
Por: Agamenon - em: 28/08/2011
(Manaus/AM - Paróquia: Área Missionária São Lourenço - Diocese: Manaus Am)
Que todos os nossos dizimistas sejam abençoados, e sempre lembrem que estão somente devolvendo a Deus, parte de tudo que Ele nos concede.
Por: Maria das Graças Alves Martins - em: 27/07/2011
(Itaquaquecetuba/SP - Paróquia: Nossa Senhora D Ajuda - Diocese: Mogi das Cruzes)
SER DIZIMISTA É UMA GRAÇA DE DEUS!
É uma EXPERIÊNCIA que nos afasta do consumismo desemfreado, nos enche de esperança e amor porque o pouco que posso contribuir ajudará a igreja de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO a ser humana, à partilhar. E, ser fiel a esta experiência é uma BENÇÃO de Deus, é ter confiança n ELE.
Por: Luiz - em: 19/06/2011
(Presidente PRUDENTE/SP - Paróquia: São José - Diocese: Presidente Prudente)
O dízimo é sempre um desafio para o cristão.
Quando Jesus se encontra com o jovem rico e Lhe pergunta;«Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?» Jesus não tem meias palavras e sim responde na radicalidade do evangelho.(Mt 19,21 22) 21 «Se você quer ser perfeito, vá, venda tudo o que tem, dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois venha, e siga me.» 22 Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. Então se pensarmos o dízimo financeiramente nunca vamos ter uma opção madura. Acredito que devemos pensar o dízimo a partir da gratuidade divina para conosco, ai sim encontraremos razão para um dízimo maduro e agradecido a Deus pelas graças que D´ele recebemos todos os dias.
Por: Plinio de Aquino Gomes - em: 10/05/2011
(Presidente Prudente/SP - Paróquia: São José - Diocese: Presidente Prudente)
Na entrada da Basílica de Bom Jesus de Iguape SP, há um quadro fixado na parede onde se lê: "Abra a tampa e veja quem é o responsável pelas obras desta Igreja." Obviamente que a tal proposta chama a curiosidade do leitor. Ao abrir a tal tampa, o curioso vê a imagem do seu proprio rosto refletir no espelho que está dentro daquela caixa. Numa outra Igreja, não me recordo o lugar, há a seguinte mensagem: "Dizimo, não importa se tostão ou milhão, você dá de coração." Penso, levando em conta a consideração que parentes evangélicos dão ao dízimo, que a pouca adesão dos Católicos ao dízimo se deve a carência didática das pregações. Jesus, quando destaca a única moeda oferecida pela Ansiã em confronto com a poupuda ofertada pelo Publicano, penso, deu orientação pedagógica ao Dizimo. Realmente, em termos de Dízimo, a Igreja Católica parece passar ao fiél uma idéia negativa do Dízimo como se fosse uma obrigação e não uma faculdade. Em vez de falar mal daqueles que não contribuem com o Dízimo (essa tática jamais surtiu efeitos positivos), melhor, penso eu, falar bem daqueles que, ainda que de maneira tímida, contribuem com o Dízimo. O caminho a seguir, dentro desse quadro, é o da orientação didática/pedagógica do dízimo para que o fiel, com fácil acesso à prestação de contas, possa sentir atração pelo instituto do Dízimo.
Por: José Carlos Israel de Souza - em: 18/04/2011
(São José dos Campos/SP - Paróquia: Matriz de São José - Diocese: São José dos Campos)
Pe. Jeronimo as idéias brotam na base e transformam se em pontos de apoio para trabalhos pastorais. Mas sabemos que não podemos viver apenas das idéias regionais, sem buscar novas experiências, e relatos de outros. Somente assim podemos comparar o nosso trabalho como o de outras Dioceses.
Esta técnica é maravilhosa, utilizada na industria permite aos funcionários que participem do desenvolvimento do local onde trabalham. Na igeja deve ser maravilhoso organizar as idéias expostas e colocando as em prática vê las surtirem efeito e transformarem se em realizações para o bem da comunidade.
Por: Paulo Almeida de souza - em: 26/02/2011
(manaus/AM - Paróquia: santa teresinha - Diocese: )
Olá, padre tudo bom? eu creio kê no mundo em kê vivemos, hj tudo é valido naquilo kê se refere á nossa manutenção religiosa, pois o ato de partilhar também é uma atitude de amor concretoc/ o prosimo, ok!!!!!!kê deus o abençoe!........
Por: maria santana dos santos - em: 20/02/2011
(belem/PA - Paróquia: Natividade de nosso senhor Jesus cristo - Diocese: Belem)
padre é tudo que preciso para as minhas pesquisas
mande algum comentario aguardo respostas
 
Termos de Utilização | Política de Privacidade | www.idizimo.com
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização